Páginas

Pesquisar neste blog

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Municípios do Recôncavo baiano ganham Samu 192

Santo Antônio de Jesus (a 185 km de Salvador), no Recôncavo baiano, será a base regional do Serviço de Atendimento Médico de Urgência – Samu 192, especializado no atendimento a urgências médicas. A inauguração acontece nesta sexta-feira, 16, a partir das 9h, na sede da Central de Regulação do Samu, no Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus.

O serviço vai cobrir 30 municípios da região, atendendo a cerca de 1 milhão de habitantes. Até a implantação deste serviço, os primeiros socorros eram realizados pelo Corpo de Bombeiros.

Ao todo, serão disponibilizadas 19 ambulâncias, sendo que uma de suporte avançado, UTI Móvel, e outra de suporte básico ficarão em Santo Antônio de Jesus, que vai abrigar a Central de Regulação do Samu Regional. O mesmo acontecerá em Cruz das Almas, subsede da regional.

As outras 15 cidades –  Laje, Amargosa, Castro Alves, Jequiriçá, Mutuípe, Tancredo Neves, Santa Terezinha, São Felipe, São Félix, Ubaíra, Maragojipe, Governador Mangabeira, Milagres, Nazaré e Varzedo – também já contam com ambulâncias do Samu que passarão a operar hoje.

Infraestrutura - As unidades de suporte avançado vão contar com um condutor, um médico e um enfermeiro intervencionistas. Já as de suporte básico, um condutor e um técnico de enfermagem. Da Central de Regulação, em Santo Antônio de Jesus, serão liberadas as saídas para atender as ocorrências.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Joan Paulo, por motivos estratégicos, a Central de Regulação está localizada no Hospital Regional e o atendimento ocorrerá pelo telefone 192. “O objetivo é prestar socorro pré-hospitalar e contribuir para reduzir o número de internações”, explicou.

Segundo Joan Paulo, por uma questão organizacional, a execução e implantação dos serviços acontecerão em duas etapas. “Na primeira, os serviços serão iniciados em Santo Antônio de Jesus, Amargosa, Governador Mangabeira, Milagres, Nazaré e Varzedo. As outras começarão no dia 12 de outubro, quando haverá a inauguração da segunda etapa. Em todas as cidades, porém, as equipes já foram capacitadas para atuar no atendimento prestado pelo Samu”, salientou

Fonte:  A  Tarde Online

Na ONU, Dilma diz que saúde da mulher é prioridade do seu governo

Em sua primeira fala na ONU (Organização das Nações Unidas), em Nova York (EUA), a presidente Dilma Rousseff citou as políticas de seu governo na área da saúde. Segundo ela, a saúde da mulher é a prioridade, por isso há esforços para reduzir a mortalidade infantil, o câncer de mama e o câncer de colo de útero.

A presidente discursou ainda sobre ações de combate e prevenção de doenças crônicas não transmissíveis, como hipertensão, diabetes, câncer e doenças respiratórias. A principal fala de Dilma será na quarta-feira (21), quando ela será a primeira mulher a abrir uma Assembleia Geral da organização.

Leia mais no Site Consulado Social

Bando de Teatro Olodum - Áfricas

Espetáculo "Áfricas" (foto: Érico Brás)

O Bando de Teatro Olodum, com apoio da Prefeitura de Maragojipe (Secretaria de Cultura e Turismo), Petrobras e Ministério da Cultura, realiza durante os dias 23 e 24 de setembro OFICINAS GRATUITAS de TEATRO, DANÇA, MÚSICA PARA TEATRO, e MEMÓRIA E IDENTIDADE. Os interessados devem procurar a Casa da Cultura para se inscrever (mais informações: 3526-2968). Na noite do dia 24 de setembro (sábado), às 20h, o Bando de Teatro Olodum apresenta, no Largo da Matriz, o Espetáculo Infanto juvenil "ÁFRICAS". No dia seguinte, domingo (25), às 09h30, acontece a MOSTRA DAS OFICINAS realizadas. Participe, é de graça!!!

Informação:

P.S.: Em São Roque estaremos com a OFICINA de TEATRO. Os interessados devem procurar Gustavo ou Airan (PROJOVEM).

domingo, 11 de setembro de 2011

AGENDA SEMANAL: HEMÓVEL

Na próxima semana, o Hemóvel estará em Maragogipe, a 133 km de Salvador. Maragogipe está localizada ao fundo da Baía de Todos os Santos e situada à direita do estuário do Rio Paraguaçu. Na sexta-feira, o Hemóvel segue rumo a São Roque do Paraguaçu, distrito de Maragogipe. A meta é receber 100 candidatos à doação voluntária de sangue por dia.

Local: Praça Matriz / Maragogipe
Período: 12/09/2011 a 15/09/2011
Horário: 08:00 às 17:00

Local: Rua das Flores / São Roque do Paraguaçu
Período: 16/09/2011
Horário: 08:00 às 15:00

DOAÇÃO DE SANGUE: O QUE VOCÊ PRECISA SABER


Condições básicas para doar sangue:
  • Sentir-se bem, com saúde.
  • Apresentar documento com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional.
  • Pesar acima de 50 kg.
  • Ter entre 16* e 67 anos de idade.
*Podem ser aceitos candidatos à doação de sangue com idade de 16 e 17 anos somente com o consentimento formal do responsável legal para cada doação.

Recomendação para o dia da doação:
  • Nunca vá doar sangue em jejum.
  • Repouso mínimo de 6 horas na noite anterior.
  • Não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas anteriores.
  • Evitar fumar por pelo menos 2 horas antes da doação.
  • Evitar alimentos gordurosos.
Quem não pode doar sangue?
  • Quem teve diagnóstico de Hepatite após os 10 anos de idade.
  • Mulheres grávidas ou que estejam amamentando.
  • Pessoas que estão expostas a doenças transmissíveis pelo sangue, como Aids, Hepatite, Sífilis e Doença de Chagas.
  • Usuários de drogas.
  • Aqueles que tiveram relacionamento sexual, com múltiplos parceiros, nos últimos 12 meses.
O que acontece depois da doação?
 
O doador recebe instruções referentes ao seu bem-estar e cuidados que deverão ser tomados, tais como:
  • Beber bastante líquido nas primeiras 6 horas e alimentar-se normalmente.
  • Não fumar nas primeiras 2 horas.
  • Não praticar esportes radicais ou atividades de risco.
O que acontece com o sangue doado?
 
Todo sangue doado é separado em diferentes componentes (como hemácias, plaquetas, plasma e outros), e assim poderá beneficiar mais de um paciente com apenas uma doação. Os componentes são distribuídos para os hospitais e clínicas da cidade para atender casos de emergência, pacientes internados e pessoas com doenças hematológicas. 

Isso é importante:
 
Embora realizados exames no sangue coletado (Hepatites, Sífilis, Doença de Chagas, HIV e outros), há um período chamado janela imunológica – espaço de tempo entre a contaminação e a positividade do teste – isso significa que a pessoa pode ter sido contaminada por um agente infeccioso e este não ser detectado através dos exames realizados. Por isso, é fundamental que você seja sincero na entrevista. Honestidade também salva vidas. Diante de um teste positivo ou inconclusivo, o doador será convocado por meio de carta para realização de um novo exame.

Fonte: FUNDAÇÃO HEMOBA

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

História - Os caminhos que levaram à Independência do Brasil


A independência do Brasil é um dos fatos históricos mais importantes de nosso país, por marcar o fim do domínio português e a conquista da autonomia política brasileira. No entanto, não podemos considerar o 7 de setembro de 1822, data da Proclamação da Independência, como um ato isolado do príncipe D Pedro I e sim, um acontecimento que integra o processo de crise do Antigo Sistema Colonial, iniciada com as revoltas de emancipação no final do século XVIII,como a Incofidência Mineira, o primeiro  movimento social republicano-emancipacionista de nossa História. Os líderes deste movimento, acusados pelo crime de inconfidência (falta de fidelidade ao rei) foram presos e condenados, apesar de negarem a participação no movimento. O único que se manteve fiel e que assumiu para si, a responsabilidade de liderar o movimento foi o Alferes José Joaquim da Silva Xavier, conhecido como Tiradentes que, por sua condição social, foi o único condenado a morrrer em praça pública, por enforcamento, em 21 de abril de 1789. Sua cabeça foi cortada e levada para Vila Rica. O corpo foi esquartejado e espalhado pelos caminhos de Minas Gerais como forma de intimidar outros que pudessem contrariar a corte.
Outros movimentos de emancipação foram controlados como a Revolta dos Alfaiates, conhecida como Conjuração Baiana, formado por negros, mestiços, índios, pobres em geral, além de soldados e religiosos. Citamos também, a Conjuração do Rio de Janeiro, em 1794, a Conspiração dos Suaçunas em Pernambuco (1801), e a Revolução Pernambucana de 1817. Esta última, já na época em que D. João VI encontrava-se estabelecido no Brasil. Apesar de contidas, todas essas rebeliões foram determinantes para o agravamento da crise  do Colonialismo no Brasil.

O processo da Independência
Se o que define a condição de colônia é o monopólio imposto pela metrópole, em 1808, com a abertura dos portos, o Brasil deixava de ser colônia. O monopólio não mais existia. Rompia-se o pacto colonial e atendia-se, assim, os interesses da elite agrária brasileira, acentuando as relações com a Inglaterra, em detrimento das tradicionais relações com Portugal. Esse episódio, que inaugura a política de D. João VI no Brasil, é considerado a primeira medida formal em direção ao "7 de setembro".
Há muito Portugal dependia economicamente da Inglaterra. Com a assinatura dos Tratados de 1810 (Comércio e Navegação e Aliança e Amizade), Portugal perdeu definitivamente o monopólio do comércio brasileiro e o Brasil caiu diretamente na dependência do capitalismo inglês.
Em 1820, a burguesia mercantil portuguesa colocou fim ao absolutismo em Portugal com a Revolução do Porto. D. João VI então, retorna para Portugal e seu filho, D. Pero I aproxima-se ainda mais da aristocracia rural brasileira que encaminhou a independência do Brasil, com o cuidado de não afetar seus privilégios, representados pelo latifúndio e escravismo. Dessa forma, a independência foi imposta verticalmente, com a preocupação em manter a unidade nacional, conciliando as divergências existentes dentro da própria elite rural, afastando os setores mais baixos da sociedade representados por escravos e trabalhadores pobres em geral.
Com a volta de D. João VI para Portugal a aristocracia rural passa a viver um difícil dilema: conter a recolonização e, ao mesmo tempo, evitar que a ruptura com Portugal assumisse o caráter revolucionário-republicano que marcava a Independência da América Espanhola o que, evidentemente, ameaçaria seus privilégios. Com isso, D. Pedro é sondado para ficar no Brasil, pois sua partida poderia representar o esfacelamento do país. Era preciso ganhar o apoio de D. Pedro, em torno do qual se concretizariam os interesses da aristocracia rural brasileira. Assim, com um abaixo assinado, contendo oito  mil assinaturas, solicitando sua permanência no Brasil, em 9 de janeiro de 1822,conhecido como o Dia do Fico, D. Pedro I, cedendo às pressões declara: "Como é para o bem de todos e felicidade geral da nação, estou pronto. Diga ao povo que fico".
É claro que D. Pedro decidiu-se ficar muito mais pela aristocracia do que pelo povo, Isto porque,  aristocracia o apoiaria como imperador em troca de uma futura independência não alterar a realidade sócio-econômica colonial. Contudo, o Dia do Fico era mais um passo para o rompimento definitivo com Portugal.
Após o Dia do Fico, D. Pedro toma uma série de medidas que desagradam a metrópole, pois preparava o caminho para independência. D. Pedro convocou uma Assembléia Constituinte, organizou a Marinha de Guerra e obrigou aa tropas de Portugal a voltarem para o reino. Determinou, também, que nehuma Lei de Portugal seria colocada em vigor sem o "cumpra-se",ou seja, sem a sua aprovação. Além disso, o futuro imperador do Brasil, conclamava o povo a lutar pela Independência. 
Durante uma viagem rápida à MInas Gerais e a São Paulo, para acalmar setores da sociedade que estavam preocupados com os últimos acontecimentos que poderiam ocasionar uma desetabilização social, D. Pedro I recebe uma nova carta de Portugal que anulava a Assembléia Constituinte e exigia siua volta imediata para Portugal. Em posse dessa carta, quando voltava de Santos em direção a São Paulo, próximo ao riacho do Ipiranga, levanta sua espada e grita: "Independência ou Morte", marcando a Independência do Brasil. Em dezembro de 1822, D.Pedro é declarado Imperador do Brasil.
Os primeiros países a reconhecerem a independência do Brasil foram os Estados Unidos e o México.

FONTE: Curso Sena

domingo, 4 de setembro de 2011

Novidades na área da saúde

Estará se instalando no PSF do distrito uma enfermeira e uma dentista.  
É o trabalho da Gestão em se preocupar tão somente com a saúde de sua comunidade...

Digo Sim ao aumento no numero de Vereadores na Câmara Municipal de Maragojipe!


Sou favorável ao aumento no numero de Vereadores na Câmara Municipal de 09 para 13. Os motivos pelos quais defendo a PEC é que o aumento significa maior representividade no Poder Legislativo e conseqüentemente maior facilidade de eleição daqueles que pretendem pleitearem a ser mais um representante do povo.
Alguns estados que tem maior representatividade na bancada conseguem maior desenvolvimento com relação aos estados com menos representantes.
Outro ponto que a PEC regulamenta que isso não irá aumentar as despesas para a Prefeitura.
Por tudo isso é que defendo o aumento.

sábado, 3 de setembro de 2011

Parabéns a minha querida prima Merilu Lima

Querida e estimada amiga e prima, quanto prazer sinto em poder
te parabenizar neste dia que é seu.
Desejo que a paz lhe seja favorável e as alegrias uma constante companhia.
Estou feliz por comemorar o dom da sua vida, sei o quanto você luta para
ser feliz e também proporcionar bem estar a todos que te rodeiam.
Eu sou seu amigo e testemunha de quanto você é um ser humano
digno e admirável, sinto muita honra em ter sua amizade.
Temos sempre algo por fazer, como sonho a concretizar a final
é isso que nos leva a diante e nos faz crescer e penso que você
nunca desiste, pois é uma lutadora.
Hoje eu quero lhe afirmar embora você já saiba a minha opinião
que te considero uma pessoa incrível, que sabe o que quer e irá
alcançar muito mais do que deseja.
Feliz Aniversário Amiga!!!
Quero demais que sempre consiga realizar os seus ideais
e lhe digo que não se preocupe exageradamente com o que não
tem solução e se tiver solução, para que se preocupar demais,
é só esperar e tudo se resolverá.
Confio muito na sua felicidade e você também deve crer nela.
Felicidades Minha Querida Amiga!!!

Projeto de Lei que dá utilidade pública a Associação dos Agentes de Saúde em Maragojipe tramita na Assembleia

 

clip_image001
clip_image001[1]O Deputado Álvaro Gomes entrou com pedido de declaração de Utilidade Pública a Associação dos Agentes de Saúde dos Programas de Endemias do Município de Maragojipe - AASPEM, com sede em Maragojipe, no dia 31 de agosto de 2011, na Assembleia Legislativa da Bahia.

Atualmente a PL 19.439/2011, tramita na Comissão de Constituição e Justiça e será votado em regime ordinário.

                                        clip_image002

A Associação dos Agentes de Saúde dos Programas de Endemias do Município de Maragojipe denominada AASPEM, fundada em 12 de julho de 2004, na cidade de Maragojipe, Estado da Bahia, na República Federativa do Brasil, onde tem sede e foro, é uma entidade de caráter beneficente e filantrópico, sem vinculo partidário e nem distinção de cor, raça ou religião de duração indeterminada e com números ilimitados de sócios, com sede , sito a Rua João José de Santana, Nº. 48, Porto do Açougue, foi criada para juntos defender uma melhor Saúde para o município, organizar os Agentes de Saúde. Nas suas finalidades para discutir e debater os problemas que afetam esses cidadãos e que possam e devam ser encaminhados por iniciativa própria, com ou sem participação dos poderes públicos, desenvolver em nome dessa coletividade, atividade e serviços necessários para que os Agentes de Saúde possam melhorar suas condições de vida e de trabalho, dispondo de informações de interesse geral da categoria, especialmente no que tange à saúde, educação, segurança, serviços básicos de emergência, transporte, lazer, aperfeiçoamento profissional de recursos humanos, comunicação e desenvolvimento cultural e artístico dos associados.

Fonte: Blog do Zevaldo Sousa (www.zevaldoemaragogipe.com).

Contatos

Vereador Aguinaldo de São Roque - PT
São Roque do Paraguaçu - Maragogipe - Bahia
CEP: 44.420-000
E-mail: aguinaldonb_pt@hotmail.com
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...