Páginas

Pesquisar neste blog

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Municípios do Recôncavo baiano ganham Samu 192

Santo Antônio de Jesus (a 185 km de Salvador), no Recôncavo baiano, será a base regional do Serviço de Atendimento Médico de Urgência – Samu 192, especializado no atendimento a urgências médicas. A inauguração acontece nesta sexta-feira, 16, a partir das 9h, na sede da Central de Regulação do Samu, no Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus.

O serviço vai cobrir 30 municípios da região, atendendo a cerca de 1 milhão de habitantes. Até a implantação deste serviço, os primeiros socorros eram realizados pelo Corpo de Bombeiros.

Ao todo, serão disponibilizadas 19 ambulâncias, sendo que uma de suporte avançado, UTI Móvel, e outra de suporte básico ficarão em Santo Antônio de Jesus, que vai abrigar a Central de Regulação do Samu Regional. O mesmo acontecerá em Cruz das Almas, subsede da regional.

As outras 15 cidades –  Laje, Amargosa, Castro Alves, Jequiriçá, Mutuípe, Tancredo Neves, Santa Terezinha, São Felipe, São Félix, Ubaíra, Maragojipe, Governador Mangabeira, Milagres, Nazaré e Varzedo – também já contam com ambulâncias do Samu que passarão a operar hoje.

Infraestrutura - As unidades de suporte avançado vão contar com um condutor, um médico e um enfermeiro intervencionistas. Já as de suporte básico, um condutor e um técnico de enfermagem. Da Central de Regulação, em Santo Antônio de Jesus, serão liberadas as saídas para atender as ocorrências.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Joan Paulo, por motivos estratégicos, a Central de Regulação está localizada no Hospital Regional e o atendimento ocorrerá pelo telefone 192. “O objetivo é prestar socorro pré-hospitalar e contribuir para reduzir o número de internações”, explicou.

Segundo Joan Paulo, por uma questão organizacional, a execução e implantação dos serviços acontecerão em duas etapas. “Na primeira, os serviços serão iniciados em Santo Antônio de Jesus, Amargosa, Governador Mangabeira, Milagres, Nazaré e Varzedo. As outras começarão no dia 12 de outubro, quando haverá a inauguração da segunda etapa. Em todas as cidades, porém, as equipes já foram capacitadas para atuar no atendimento prestado pelo Samu”, salientou

Fonte:  A  Tarde Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXEM AQUI SEU COMENTÁRIO.

Contatos

Vereador Aguinaldo de São Roque - PT
São Roque do Paraguaçu - Maragogipe - Bahia
CEP: 44.420-000
E-mail: aguinaldonb_pt@hotmail.com
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...