Páginas

Pesquisar neste blog

quarta-feira, 29 de junho de 2011

SAC Móvel em Maragojipe



A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social informa à população que nos dias 05 e 06 de julho, das 08h às 18h, estará instalada na Praça Ermezindo Mendes uma unidade do SAC Móvel. Registro Geral (Carteira de Identidade), CPF, Antecedentes Criminais, Certidão de Nascimento, recadastramento de pensionistas e Ouvidoria Estadual são alguns dos serviços que estarão disponíveis. Não perca esta oportunidade de regularizar seus documentos! 

Luiz Alberto denuncia articulação ruralista contra quilombolas e indígenas

O deputado Luiz Alberto (PT-BA) conclamou os movimentos sociais, a bancada petista e a base aliada do governo a se mobilizarem para derrotar uma proposta em tramitação na Câmara que poderá desencadear “o maior retrocesso da história para as comunidades tradicionais do País”. O petista refere-se ao projeto de decreto legislativo (PDL 44/07), do deputado Valdir Colatto (PMDB-SC), que susta os efeitos do Decreto 4.4887/03, do ex-presidente Lula, que regulamenta e delimita terras ocupadas por remanescentes das comunidades dos quilombos. A matéria, que foi rejeitada na Comissão de Direitos Humanos, passou pela Comissão de Agricultura, e pode ir a Plenário ainda em julho.
Por Edmilson Freitas e Paulo Paiva
InformesQuais os efeitos dessa proposta, caso ela seja aprovada?
Luiz Alberto – Esse projeto é perigoso e tem um efeito devastador sobre uma das principais conquistas sociais do Brasil. Milhares de famílias de comunidades tradicionais de quilombolas sofrerão graves consequências caso ele seja aprovado. O decreto foi responsável por uma série de ações concretas no reconhecimento dessas comunidades e na desapropriação de terras em todo o País. Temos a informação de que a bancada ruralista está pressionando para que a matéria entre em pauta antes do recesso parlamentar. Temos que impedir isso.

InformesEssa iniciativa dos ruralistas sintetiza a aglutinação da direita e das oligarquias brasileiras contra os benefícios alcançados no governo Lula?
Luiz Alberto – Com certeza, principalmente na área rural. Isso vai na contramão, inclusive, do programa lançado pela presidenta Dilma para erradicar a pobreza extrema em nosso País. Há uma articulação da direita conservadora, vinculada aos interesses do campo, para tentar minar os programas de inclusão social em curso no País. Esse quadro agravou-se ainda mais depois da votação do Código Florestal na Câmara, que também traz uma série de retrocessos para a legislação ambiental. Com isso, os ruralistas e a oposição estão se sentindo mais fortalecidos, daí a preocupação com a possibilidade de aprovar esse PDL.

Informes A revogação desse decreto também afetaria as políticas de preservação do meio ambiente?
Luiz Alberto – Frontalmente. Todos os territórios ocupados por comunidades tradicionais, sejam quilombolas, ribeirinhas, indígenas ou de pescadores, são altamente protegidos do ponto de vista ambiental. Então, a retirada dessas comunidades do seu direito, evidentemente que libera essas áreas para a voracidade dos ruralistas de desmatar tudo para avançar a fronteira agropecuária. A questão ambiental também está em risco com essa fúria, estamos correndo um risco muito grande. Se combinarmos os elementos do PDL com os do Código Florestal, que estão querendo aprovar no Senado, estaremos nos piores dos mundos.

InformesO que pode estar por trás da crescente ganância dos latifundiários por mais terras?
Luiz Alberto – Há um mito no Brasil de que o agronegócio contribui mais com a balança comercial do País. Isso não é verdade. No entanto, sob esse argumento, busca-se a qualquer custo avançar na produção de soja e de cana de açúcar, que alimenta a indústria do etanol. Isso tem provocado a supervalorização das terras. Como consequência, há um aumento da pressão sobre essas comunidades para a liberação de mais terras. No caso dos quilombolas, o maior desespero do agronegócio deve-se ao fato de que uma vez demarcadas e regulamentadas, essas terras são retiradas da especulação do mercado capitalista, o que impede que essas comunidades se desfaçam dessas propriedades. É esse temor que estimula a bancada ruralista a derrotar o decreto do ex-presidente Lula.

InformesEm pleno século 21, esse tipo de postura da oposição, que privilegia o latifúndio, não vai na contramão das lutas históricas do Brasil e do mundo?
Luiz Alberto – Essa bancada que classificamos como ruralista vai na contramão da história. O Brasil hoje é considerado uma referência nas políticas de inclusão da população afrodescendente. Temos a maior população de negros de toda a América e somos citados em todos os fóruns internacionais por essas políticas inclusivas. Neste ano, que vamos sediar o encontro mundial dos povos afrodescendentes, que vai celebrar inclusive essa vanguarda do Brasil, não podemos deixar que ocorra esse grande retrocesso.
InformesComo derrotar esse projeto?
Luiz Alberto – Precisamos nos articular e fechar uma posição sobre isso. Os líderes do governo e do PT devem trabalhar para alertar a base aliada, para evitarmos surpresas neste encaminhamento. Aparentemente, esse é um tema que parece ser menor, que pode até passar despercebido. Mas estamos atentos e vamos derrotá-lo.

Qualificação Profissional Gratuita



A Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Econômico informa à população que estão abertas desde ontem (27) as inscrições para os cursos de CARPINTARIA DE FÔRMA e PEDREIRO. Os cursos são oferecidos através do Programa de Qualificação Profissional Gratuita (CQPG 2011) e executados pelo Senai, Sindiscon-Ba e Sintracom-Ba. Os pré-requisitos para investidura no curso são: ser trabalhador desempregado e ser maior de 18 anos no ato da inscrição. 


Documentos necessários para a matrícula (cópia)


ü  Histórico escolar, com certificado de conclusão do Ensino Fundamental I ou II, ou Ensino Médio, ou equivalente, conforme requisito de cada curso;


ü  RG;
ü  CPF;

ü  Comprovante de residência;
ü  Carteira de trabalho - CTPS ( 1ª, 2ª e últimas páginas);

ü  Atestado de condição de baixa renda, mediante autodeclaração;
ü  Termo de Compromisso e Responsabilidade (em anexo);

ü  Formulário de inscrição preenchido (em anexo);
ü  Formulário de caracterização dos alunos (em anexo ).

São oferecidas 40 vagas e a carga horária é de 160 horas.
 
Mais informações: (75) 3526-2437 - SineBahia

VII Conferência de Assistência Social




A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes) e o Conselho de Assistência Social de Maragojipe convidam a todos para a VII Conferência de Assistência Social, que acontece no dia 28 de julho, das 08h às 17h, na Fundação Vovó do Mangue. O tema deste importante encontro será "Avançando na consolidação do Sistema Único da Assistência Social (SUAS), com a valorização dos trabalhadores e a qualificação da gestão, dos serviços, programas, projetos e benefícios".


A Sedes e o Conselho de Assistência Social convidam também a população para participar dos encontros preparativos que vão acontecer nas seguintes localidades:


1ª Mini-Conferência:  Nagé - 08h30 - 06/07/2011 Coqueiros - 14h30- 06/07/2011
2ª Mini-Conferência: São Roque do Paraguaçu e Enseada do Paraguaçu - 13/07/2011 (horário a definir)

3ª Mini-Conferência: Capanema e Guaí - 14/07/2011 (PSF's)

4ª Mini-Conferência: Batatan e Guapira - 20/07/2011 (PSF's)

MARAGOJIPE NA VEIA: AGENTES DE SAÚDE DE SALVADOR EM GREVE HÁ 20 DIAS

MARAGOJIPE NA VEIA: AGENTES DE SAÚDE DE SALVADOR EM GREVE HÁ 20 DIAS: "Continuam em greve os agentes de saúde de salvador, amanhã 28/06 haverá uma reunião com o secretário de saúde, se as propostas forem boas se..."

terça-feira, 28 de junho de 2011

São Pedro - 29 de junho

O guardião das portas do céu é também considerado o protetor das viúvas e dos pescadores. São Pedro foi um dos doze apóstolos e o dia 29 de junho foi dedicado a ele. Como o dia 29 também marca o encerramento das comemorações juninas, é nesse dia que há o roubo do mastro de São João, que só será devolvido no final de semana mais próximo. Mas como as comemorações juninas perduram alguns dias, as pessoas dizem que no dia de São Pedro já estão muito cansadas e não têm resistência para grandes folias, sendo os fogos e o pau-de-sebo as principais atrações da festa. A fogueira de São Pedro tem forma triangular.
 
Como São Pedro é cultuado como protetor das viúvas, são elas que organizam a festa desse dia, juntamente com os pescadores, que também fazem a sua homenagem a São Pedro realizando procissões marítimas.

No dia 29 de junho todo homem que tiver Pedro ligado ao seu nome desse acender fogueiras nas portas de suas casas e, se alguém amarrar uma fita em uma pessoa de nome Pedro, este se vê na obrigação de dar um presente ou pagar uma bebida à pessoa que o amarrou.

quinta-feira, 23 de junho de 2011

São João - 24 de junho

Outro santo muito comemorado no mês de junho é São João. Esse santo é o responsável pelo título de "santo festeiro", por isso, no dia 24 de junho, dia do seu nascimento, as festas são recheadas de muita dança, em especial o forró.
No Nordeste do País, existem muitas festas em homenagem a São João, que também é conhecido como protetor dos casados e enfermos, principalmente no que se refere a dores de cabeça e de garganta.
Alguns símbolos são conhecidos por remeterem ao nascimento de São João, como a fogueira, o mastro, os fogos, a capelinha, a palha e o manjericão.
Existe uma lenda que diz que os fogos de artifício soltados no dia 24 são "para acordar São João". A tradição acrescenta que ele adormece no seu dia, pois, se ficasse acordado vendo as fogueiras que são acesas em sua homenagem, não resistiria e desceria à terra.
As fogueiras dedicadas a esse santo têm forma de uma pirâmide com a base arredondada.
O levantamento do mastro de São João se dá no anoitecer da véspera do dia 24. O mastro, composto por uma madeira resistente, roliça, uniforme e lisa, carrega uma bandeira que pode ter dois formatos, em triângulo com a imagem dos três santos, São João, Santo Antônio e São Pedro; ou em forma de caixa, com apenas a figura de São João do carneirinho. A bandeira é colocada no topo do mastro.
O responsável pelo mastro, que é chamado de "capitão" deve, juntamente com o "alferes da bandeira", responsável pela mesma, sair da véspera do dia em direção ao local onde será levantado o mastro.
Contra a tradição que a bandeira deve ser colocada por uma criança que lembre as feições do santo.
O levantamento é acompanhado pelos devotos e por um padre que realiza as orações e benze o mastro.
Uma outra tradição muito comum é a lavagem do santo, que é feita por seu padrinho, pessoa que está pagando por alguma graça alcançada.
A lavagem geralmente é feita à meia-noite da véspera do dia 24 em um rio, riacho, lagoa ou córrego. O padrinho recebe da madrinha a imagem do santo e lava-o com uma cuia, caneca ou concha. Depois da lavagem , o padrinho entrega a imagem à madrinha que a seca com uma toalha de linho.
Durante a lavagem é comum lavar os pés, rosto e mãos dos santos com o intuito de proteção, porém, diz a tradição que se alguma pessoa olhar a imagem de São João refletida na água iluminada pelas velas da procissão, não estará vivo para a procissão do ano seguinte.

terça-feira, 21 de junho de 2011

MARAGOJIPE: SÃO JOÃO 2011

Quinta-Feira - 23/06/2011

Palco Principal | a partir das 21h30
Flor Serena
Capital do Forró
Nino Coutinho e Banda Imortal

Sexta-Feira - 24/06/2011

Palco Principal | a partir das 17h
Neuzinha Vieira
Toté
Celo Costa
Apimentada
Vulcão Aceso

Sábado - 25/06/2011

Palco Principal | a partir das 22h
Tatay
Flor de Maracujá
Lui Muritiba e Forrança

Domingo - 27/06/2011

Palco Principal | a partir das 20h
Jerimum Assado
Oficina do Forró
Virgílio

Todos os dias

Mercado do Forró | a partir das 21h
Fi de Zé
Ikom Mathony
Iracema
Edson Soares
Ronaldo Luis

SÃO ROQUE DO PARAGUAÇU - PROGRAMAÇÃO DO SÃO JOÃO 2011

Quinta-Feira / 23/06/2011 - Palco Principal | a partir das 22h
Nino Coutinho e Banda Imortal
Tempero Nordestino
Cegueira de Nó

Sexta-Feira / 24/06/2011 - Palco Principal | a partir das 17h
Forró do Melo
Forró da Zorra
Cheiro Perfumado

Sábado / 25/06/2011 - Palco Principal | a partir das 22h
Sagas Venenosas
Dr. Pé de Serra
Mente Livre

terça-feira, 14 de junho de 2011

MARAGOJIPANO PODE ASSUMIR A SUPERITENDÊNCIA DO IBAMA/ BAHIA

Foto: Juraci Rebouças
Os maragojipanos se orgulham dos 161 anos de Emancipação Política, bem como dos seus filhos ilustres que contribuiram para o título dePatiótica Cidade, honra pela sua participação na consolidificação daIndependência da Bahia. E também motivo de orgulho o título de Capital Nacional de Educação Ambiental em Áreas de Manguezal e do Decreto Presidencial de ciação da primeira Reserva Extrativista Marinha da Bahia - Unidade de Conservação Federal de Uso Sustentável - Resex Baia do Iguape, que tiveram a colaboração do maragojipano Carlinhos de Tote. O nosso ambientalista, funcionário público federal do IBAMA, atualmente Chefe da Resex Baia do Iguape / ICMBIo - Instituto Chico Mendes da Conservação da Biodiversidade, é autor do Livro Trajetória. Participou de várias reportagens que foram exibidas sobre o manguezal , enaltecendo a importãncia destes ecosistema para as populações tradicionais de pescadores, marisqueiras, extrativistas, quilombolas, elevando o nome da nossa cidade - Maragojipe - a nível internacional. Recentemente foi homenageado com a medalha de QUIRIMURÊ, confeccionada pelo artista plástico Bel Borba, um reconhecimento da Associação VIVA SAVEIRO às pessoas que se destacaram nos trabalhos de conservação ambiental da Baia de Todos os Santos e na preservação tradicional dos saveiros. Carlos Antonio Santos de Oliveira, Carlinhos de Tote, apelido carinhoso "Filho de Tote" , é um referencial na arte de educar. Formou-se em Magistério e contribuiu como Professor para formação dos jovens maragojipanos no sabor do saber da psicologia e ecologia. Bacharel em Administração e, em 2010 concluiu o seu Mestrado em Ciência da Educação na Universidade Lusófona de Humanidade - Portugal. Portanto e por tantos outros méritos, está sendo cogitado o nome de carlos Antonio Santos de Oliveira para exercer o cargo de Superintendente do IBAMA / Bahia
Fonte: Blog do Juraci Rebouças


LIMPEZA URBANA NO FERIADO DE CORPUS CRISTI


A Prefeitura de Maragojipe, através da Gerência de Limpeza Urbana da Secretaria de Serviços Públicos, Transporte e Meio Ambiente, informa à população que devido ao feriado de Corpus Christi, no dia 23 de junho, quinta-feira, a coleta de lixo não será realizada. O serviço de limpeza urbana volta ao normal no dia 25 de junho, sábado. O órgão municipal solicita aos moradores que coloquem o lixo nas portas até as 14 horas. Não coloque o lixo na rua fora do horário da coleta, e ao descartar podas de árvore e restos de construção, comunique à Gerência de Limpeza Urbana. Evite o pagamento de multa!
"Já em São Roque o lixo deve ser colocados nas portas até às 08 horas."

segunda-feira, 13 de junho de 2011

ESTADO E PETROBRAS ASSINAM CONVÊNIO PARA MEDIR FUMAÇA EMITIDA POR VEÍCULOS

Para viabilizar a medição da fumaça emitida por veículos a diesel, o Estado e a Petrobras assinaram convênio, nesta segunda-feira (13), na Governadoria, com o objetivo de monitorar o ar em locais de grandes entroncamentos rodoviários. A parceria é resultado do Acordo de Compensação Ambiental da Questão do Diesel, celebrado com o Ministério Público Federal, que estabeleceu o monitoramento das emissões em sete capitais brasileiras.

O sistema funcionará a partir de julho em Salvador, região metropolitana, Barreiras, Vitória da Conquista e Feira de Santana. Para realizar a medição, serão usadas duas estações de monitoramento móvel com opacímetros (equipamento que mede a fumaça de veículo a diesel). O aparelho permite verificar a quantidade de material particulado (fumaça preta) emitido por veículos como ônibus e caminhões. O equipamento é montado no escapamento, e a aferição é processada por meio de um software instalado em laptop.

De acordo com o secretário do Meio Ambiente, Eugênio Spengler, a aferição também faz parte do Plano de Controle da Poluição Veicular da Bahia (PCPV), que tem como finalidade dar subsídios para a elaboração de projetos e programas relativos à melhoria do transporte público e desenvolvimento de combustíveis menos poluentes. O período da medição é de cinco anos, contemplando inicialmente transporte de carga e coletivos.
Maragogipe
Foto: Manu Dias/Secom
Assinatura de convênio


A Petrobras também assinou convênio com a Prefeitura de Maragogipe, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e Universidade Federal da Bahia (Ufba) destinado à elaboração de um plano de gestão territorial e ambiental para o município situado no Recôncavo baiano. Com o plano, a empresa estatal quer garantir o desenvolvimento sustentável e o equilíbrio da expansão urbana e rural do município, onde possui instalações.

Segundo o presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli o convênio objetiva preparar Maragogipe e a região para os grandes empreendimentos na área, a exemplo do estaleiro. Ele disse que inicialmente será elaborado um diagnóstico identificando os principais problemas da região, e depois os planos de atuação e projetos específicos.

PT: CORRENTE DEFENDE BIRA CORÔA EM CAMAÇARI


Foto: Max Haack / Agência Haack / BN
DS quer BIra Corôa na disputa pela sucessão em Camaçari
A Democracia Socialista (DS), tendência interna do PT, aprovou resolução na qual coloca à disposição o nome do deputado estadual Bira Corôa para ser o pré-candidato do partido à Prefeitura de Camaçari, em 2012. “O companheiro reúne as condições necessárias e está muito bem colocado na disputa para continuar os avanços alcançados pela Prefeitura Municipal”, diz o documento, que é resultado de encontros que culminaram com a VIII Conferência Estadual do grupamento nesse final de semana. A resolução destaca a trajetória de Bira Corôa como fundador do PT e vereador por dois mandatos na cidade da Região Metropolitana. “No último mandato como vereador, foi presidente da Câmara e apoiou todos os avanços que o governo do PT construiu em Camaçari”, aponta a nota. Fazem parte da DS importantes quadros do PT baiano como o senador Walter Pinheiro, o ministro Afonso Florence (Desenvolvimento Agrário) e o secretário estadual de Comunicação Robinson Almeida. Há dois mandatos, Camaçari é governada pelo também petista Luiz Caetano.
Fonte: Bahia noticias

Santo Antônio de Aldeia em festa!


O dia de Santo Antônio foi celebrado, hoje pela manhã, com mais entusiasmo e alegria na localidade rural de Santo Antônio de Aldeia. É que a Escola Municipal Antônio Otílio de Andrade foi totalmente reformada e entregue à comunidade escolar local.


Pais, estudantes, professores e auxiliares compareceram em massa à solenidade de reinauguração, que contou também com a presença do prefeito Silvio Santana, secretários, assessores e colaboradores.




Alguns alunos prestaram homenagens às autoridades presentes. A emoção tomou conta do espaço. Foi realmente uma manhã especial para todos os moradores do lugar. Pra encerrar a manhã festiva, houve sorteio de camisa esportiva e um generoso café da manhã, com produtos de primeira cultivados na região.

domingo, 12 de junho de 2011

Santo Antônio - 13 de junho

Entre os santos que mais são comemorados durante as festas juninas, Santo Antônio é com certeza o que mais possui devotos espalhados pelo Brasil e também por Portugal.
 
Esse santo, que normalmente é representado carregando o menino Jesus em seus braços, ficou realmente conhecido como "casamenteiro"e é sempre o mais invocado para auxiliar moças solteiras a encontrarem seus noivos.

Em vários lugares do Brasil, há moças que chegam a realizar verdadeiras maldades com a imagem de Santo Antônio a fim de agilizarem seus pedidos.
 
Não são raras as jovens que colocam a imagem do santo de cabeça para baixo e dizem que só o colocam novamente na posição correta se lhes arrumar um namorado. Também separam-no do menino Jesus e prometem devolvê-lo depois de alcançarem o pedido. Na madrugada do dia 13 são realizadas diversas simpatias com este intuito. Mas não é só o título de casamenteiro que Santo Antônio carrega. Ele também é conhecido por ajudar as pessoas a encontrarem objetos perdidos.
Padre Vieira, um jesuíta, definiu assim Santo Antônio em um sermão que realizou no Maranhão em 1663:
"Se vos adoece o filho, Santo Antônio; se requereis o despacho, Santo Antônio; se perdeis a menor miudez de vossa casa, Santo Antônio; e, talvez, se quereis os bens alheios, Santo Antônio", disse Padre Vieira.
Na tradição brasileira, o devoto de Santo Antônio gosta de ter sua imagem pequena para poder carregá-la. Por esse e tantos outros motivos que ele é considerado o "santo do milagres".
Ainda com a tradição que são realizadas duas espécies de reza e festa em homenagem a Santo Antônio. A primeira delas, chamada "os responsos, é realizada quando o santo é invocado para achar coisas perdidas e a segunda, designada "trezena", é a cerimônia dedicada ao santo do dia 1 ao dia 13 de junho, com cânticos, fogos, comes e bebes e uma fogueira com o formato de um quadrado.
Ainda há um outro costume que é muito praticado pela Igreja e pelos fiéis. Todo o dia 13 de junho, as igrejas distribuem aos pobres e afortunados os famosos pãezinhos de Santo Antônio. A tradição diz que o pãezinhos deve ser guardado dentro de uma lata de mantimento, para a garantia de que não faltará comida durante todo o ano.

Comentando a postagem anterior.

Meu maior objetivo quando decidir assumir a Secretaria foi melhorar os serviços em São Roque, mas ao me dar conta que isto não estava sendo possível, decidir sair e voltar ao meu Mandato Legislativo. Acredito que, assim como muitos me falavam eu era "A pessoa certa, no lugar certo, mas no momento errado".
Estou triste pela situação em que se encontra minha tão querida São Roque, vejo quão feio está a situação da Rua Santa Cecília e a Rua Principal de São Roque e todas as outras, me sinto profundamente envergonhado com toda essa situação, mesmo sabendo que meu papel venho cumprindo, mas as coisas não são tão fáceis e rápidas como desejamos, amanhã estamos (os Vereadores e Prefeito) indo à Salvador onde a Petrobrás irá assinar um importante convênio com o Município de Maragogipe que será a criação de um plano de desenvolvimento territorial do município, que indicará políticas para o desenvolvimento sustentável e para a expansão urbana e rural do município, tenho ido a outros lugares, como Santo Antonio (Embasa, DERBA e Comércio), Feira de Santana (B. Bradesco e COELBA), Cruz das Almas (Comando Militar) dentre outras. 
Gostei da idéia do povo sanroquense, que demorou, mas finalmente acordou no último dia 06/06 com aquela grande paralisação, desejo que isso não morra ali, que perdure, todos precisam entender que só queremos o que é nosso de direito, nada mais que isso.
Volto à Câmara com o mesmo objetivo que sempre tive: Cobrar os nossos direitos! Mas entendam que sem a comunidade unida, sem o apoio da comunidade fica bastante difícil alcançar. Sei que muitos irão criar suas próprias interpretações e isso é natural, afinal cada um interpreta as coisas a seu modo, mas assim como vocês, também estou cansado. 
Convido todos vocês para tomarem para si o nosso Mandato.
Deixo aqui o meu e-mail para que vocês possam interagir comigo e participar ativamente, dando sugestões, reclamações e críticas:  aguinaldonb_pt@hotmail.com
"A velocidade de nossos desejos e de nossos anseios não é a mesma das terríveis tramitações (necessárias) para se chegar às nossas satisfações".
Para aqueles que falam por mim ao dizer que abandonei São Roque deixo só uma citação/pergunta: "Quando somos obrigados (quando não conseguimos tirar nosso sustento em nossa própria terras) a viajar para cidades diversas desse nosso país, em algum momento abandonamos nossos filhos e famílias, único objetivo de nossa partida"? 

MARAGOJIPE (BA): VEREADOR AGUINALDO NEVES RETORNA NA 13ª SESSÃO ORDINARIA DA CVM

Foto - Juraci Rebouças
                                            
                                      
  Maragojipe. 30 de maio de 2011


                    COMUNICADO


Ao Excelentíssimo Sr. Prefeito Municipal
Sílvio Santana Santos


Prezado Sr.

Venho através deste, comunicar a minha decisão de caráter irrrevogável, de deixar a honrosa função de Secretário Municipal de Serviços Públicos, Transportes e Meio Ambiente, a mim confiada por Vossa Excelência, desde janeiro de 2011. Esta decisão decorre das dificuldades, falta de estrutura e condições enfrentadas para dar proseguimento.

Saio desta Secretaria com a tranquilidade de que fiz o meu melhor, dentro do que era possível com as condições dada (falta de materiais elétricos, falta de uma equipe para realizar os trabalhos de tapa buraco, falta de jardineiro, redução do efetivo da empresa  de Limpeza Urbana). Ressaltando que o último foi o fator preponderante para a tomada de minha decisão.

Um dos principais objetivos de ter assumido esta Secretaria, era o de tentar dar maior apoio ao Distrito de São Roque, ao qual devo muta gratidão, algo que não ocorreu na prática. Infelizmente as coisas não aconteceram conforme eu havia planejdo.

Encerro esta grande experiência com a alegria de ter contado com uma equipe leal e competente, os quais ocupam funções primordiais e por isso merecem reconhecimento

Respeitosas Saudações,

Aguinaldo Neves Barbosa
 
Retirado do Blog: Juraci Rebouças

Feliz Dia dos Namorados

Enquanto não superarmos
a ânsia do amor sem limites,
não podemos crescer
emocionalmente.

Enquanto não atravessarmos
a dor de nossa própria solidão,
continuaremos
a nos buscar em outras metades.
Para viver a dois, antes, é
necessário ser um.
(Fernando Pessoa)
"Servir minha comunidade é uma tarefa de grande responsabilidade, mas também prazerosa, pois para cada dificuldade sempre existe uma solução. Tenho fé em Deus que esta tempestade irá passar".

sábado, 11 de junho de 2011

Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus ganha unidade de queimados

O Sec. Est. de Saúde inaugurou na tarde de ontem (10), a Unidade de Queimados do Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus (HRSAJ). A unidade que anteriormente funciona na Santa Casa de Misericórdia de Cruz das Almas, foi transferida pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) para o HRSAJ porque este oferece recursos médicos mais avançados, evitando assim a transferência de pacientes para o Hospital Geral do Estado (HGE). Desta forma, os pacientes que necessitarem desse tipo de serviço passarão a contar com um atendimento de maior qualidade.
A inauguração contou ainda com a presença dos diretores da unidade hospitalar, administrada pelo Instituto Fernando Figueira. A nova unidade para queimados vai contar com dez leitos, duas enfermarias, uma sala de isolamento, sala de cirurgia exclusiva equipada com banheira, uma sala de curativos sob sedação e um posto de enfermagem.

Presidente da Petrobras participa de eventos em Salvador

Salvador - O presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli de Azevedo, participará nesta segunda-feira, 13 de junho, de dois eventos em Salvador. Pela manhã, se encontrará com os associados da RedePetro Bahia, no Hotel Catussaba, e à tarde assinará dois convênio na sede do governo do estado.

O encontro com a RedePetro será promovido pelo Sebrae, com apoio do IEL/FIEB, em comemoração aos cinco anos de atuação da entidade. Após a reunião, às 11h, o presidente da Petrobras concederá entrevista coletiva à imprensa. Durante o evento será discutido o papel da RedePetro no desenvolvimento das empresas atuantes na cadeia de petróleo e gás, com a apresentação de resultados alcançados por empresas beneficiadas com a adesão à entidade.
Na sede do governo do estado, às 15h30, a Petrobras e o Governo do Estado da Bahia assinarão convênio para implantação da medição de opacidade (fumaça preta) em veículos a diesel. A iniciativa faz parte do Programa Nacional da Racionalização do Uso dos Derivados de Petróleo e do Gás Natural (Conpet), um projeto vinculado ao Ministério de Minas de Energia e coordenado pela Petrobras. A cerimônia contará com a presença do governador do estado, Jaques Wagner, do presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli de Azevedo e do gerente executivo de SMES da Petrobras, Ricardo Azevedo.

A partir desta iniciativa, técnicos treinados pelo Conpet farão a análise periódica do nível de fumaça preta emitido pelo escapamento dos veículos e, quando necessário, indicarão ajustes para reduzir a emissão de fumaça e obter um melhor rendimento mecânico do veículo. O monitoramento das emissões será feito na região metropolitana de Salvador, nos municípios de Barreiras,Vitória da Conquista, Feira de Santana, Juazeiro e Ilhéus e na frota de veículos de propriedade do estado.

Durante cerimônia, a Petrobras também assinará um convênio com o Município de Maragojipe (BA) e a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC) com a participação da Universidade Federal da Bahia – UFBA. O projeto prevê a criação de um plano de desenvolvimento territorial do município, que indicará políticas para o desenvolvimento sustentável e para a expansão urbana e rural do município. 
 
Fonte: Jornal da Mídia

Contatos

Vereador Aguinaldo de São Roque - PT
São Roque do Paraguaçu - Maragogipe - Bahia
CEP: 44.420-000
E-mail: aguinaldonb_pt@hotmail.com
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...