Páginas

Pesquisar neste blog

segunda-feira, 13 de junho de 2011

ESTADO E PETROBRAS ASSINAM CONVÊNIO PARA MEDIR FUMAÇA EMITIDA POR VEÍCULOS

Para viabilizar a medição da fumaça emitida por veículos a diesel, o Estado e a Petrobras assinaram convênio, nesta segunda-feira (13), na Governadoria, com o objetivo de monitorar o ar em locais de grandes entroncamentos rodoviários. A parceria é resultado do Acordo de Compensação Ambiental da Questão do Diesel, celebrado com o Ministério Público Federal, que estabeleceu o monitoramento das emissões em sete capitais brasileiras.

O sistema funcionará a partir de julho em Salvador, região metropolitana, Barreiras, Vitória da Conquista e Feira de Santana. Para realizar a medição, serão usadas duas estações de monitoramento móvel com opacímetros (equipamento que mede a fumaça de veículo a diesel). O aparelho permite verificar a quantidade de material particulado (fumaça preta) emitido por veículos como ônibus e caminhões. O equipamento é montado no escapamento, e a aferição é processada por meio de um software instalado em laptop.

De acordo com o secretário do Meio Ambiente, Eugênio Spengler, a aferição também faz parte do Plano de Controle da Poluição Veicular da Bahia (PCPV), que tem como finalidade dar subsídios para a elaboração de projetos e programas relativos à melhoria do transporte público e desenvolvimento de combustíveis menos poluentes. O período da medição é de cinco anos, contemplando inicialmente transporte de carga e coletivos.
Maragogipe
Foto: Manu Dias/Secom
Assinatura de convênio


A Petrobras também assinou convênio com a Prefeitura de Maragogipe, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e Universidade Federal da Bahia (Ufba) destinado à elaboração de um plano de gestão territorial e ambiental para o município situado no Recôncavo baiano. Com o plano, a empresa estatal quer garantir o desenvolvimento sustentável e o equilíbrio da expansão urbana e rural do município, onde possui instalações.

Segundo o presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli o convênio objetiva preparar Maragogipe e a região para os grandes empreendimentos na área, a exemplo do estaleiro. Ele disse que inicialmente será elaborado um diagnóstico identificando os principais problemas da região, e depois os planos de atuação e projetos específicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXEM AQUI SEU COMENTÁRIO.

Contatos

Vereador Aguinaldo de São Roque - PT
São Roque do Paraguaçu - Maragogipe - Bahia
CEP: 44.420-000
E-mail: aguinaldonb_pt@hotmail.com
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...