Páginas

Pesquisar neste blog

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Bira Corôa faz homenagem na Assembleia ao presidente Lula

Deputado Estadual Bira Corôa (PT)
O deputado Bira Corôa (PT) apresentou ontem moção de congratulações ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, pelo seu 65º aniversário. O parlamentar dedicou três laudas ao documento protocolado na Secretaria da Mesa Diretora, manisfestando seu júbilo pela ocorrência da data. "É com grande alegria e orgulho que pela primeira vez esta Casa Legislativa comemora o aniversário do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva", disse.

A moção faz um breve histórico da verdadeira saga desse pernambucano de Garanhuns, nascido em 27 de outubro de 1945. O deputado lembra que Lula, "destinado desde cedo a lutar contra as adversidades da vida e do mundo, teve primeiro que vencer a pobreza e o analfabetismo político".

Bira descreveu ainda o ambiente sindical da década de 70 do século passado, quando o atual presidente "torna-se um maior dirigente sindical do ABC paulista". Na avaliação do parlamentar, o homenageado liderou o processo político-sindical responsável pela formação do "novo sindicalismo classista e democrático, em pleno contexto da ditadura civil-militar".

A mobilização e articulação de trabalhadores da cidade e do campo por Lula, em 1983, para a "criação da maior central sindical da América Latina, a Central Única dos Trabalhadores (CUT)", também não foram negligenciadas na moção. Para Bira, "a CUT é, indiscutivelmente, o maior instrumento político de defesa dos interesses da classe trabalhadora brasileira".

"Não bastassem todas essas conquistas, Lula torna-se, em outubro de 2002, o primeiro operário presidente da República, herdando um país economicamente quebrado, com o maior nível de desigualdade social de toda a sua história (eram 53 milhões de pessoas excluídas), com salário mínimo de 53 dólares (R$ 200), com altas taxas de desemprego, um custo Brasil que afastava os investidores internacionais, entre outros aspectos", enumerou.

"Após oito anos de governo Lula, diz o deputado, "o Brasil se transformou numa das maiores nações do planeta, com acento nos principais fóruns internacionais de decisão das políticas mundiais. Torna-se ainda o principal país protagonista, no cenário político internacional contemporâneo, das agendas que marcam o século XXI", considera. A moção registra ainda algumas das comendas internacionais recebidas pelo presidente e conclui, dizendo: "Por tudo isso que resolvemos prestar essa singela homenagem ao líder maior Lula, desejando-lhe parabéns pela excelsa pessoa humana, pela extraordinária liderança política nacional e internacional e pelo exemplar gestor público de toda a história político-administrativa do Brasil."

Matéria Publicada no Diário Oficial em 28 de outubro de 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXEM AQUI SEU COMENTÁRIO.

Contatos

Vereador Aguinaldo de São Roque - PT
São Roque do Paraguaçu - Maragogipe - Bahia
CEP: 44.420-000
E-mail: aguinaldonb_pt@hotmail.com
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...