Páginas

Pesquisar neste blog

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Petrobras assina contratos para afretamento e operação de sondas de perfuração para o pré-sal

Um total de nove sondas que serão construídas no Brasil, em estaleiros da Bahia e Rio Grande do Sul, cujos contratos somam US$ 4,5 bilhões.

A Petrobras assinou no dia 10 de agosto (sexta-feira), contratos com as empresas Sete Brasil, Odebrecht e Etesco para o afretamento e a operação de nove navios-sonda de perfuração. Os navios serão construídos no Brasil, com percentuais de conteúdo local variando de 55 a 65%. Após a construção, as sondas serão afretadas à Petrobras por um período de 15 anos. Com essa operação, a Companhia conclui o processo de contratação de 21 sondas negociadas com a Sete Brasil. Os contratos foram aprovados pela Diretoria Executiva da Petrobras, na última quinta-feira [09/08].

Dos seis navios-sonda a serem construídos no Estaleiro Enseada Paraguaçu, em Maragogipe (BA), quatro serão operados pela Odebrecht e dois pela Etesco. Esse estaleiro está em fase inicial de construção. Os outros três navios-sonda de perfuração serão construídos no Estaleiro Rio Grande 2, no município de Rio Grande (RS), todos operados pela Etesco. O estaleiro Rio Grande 2 está em ampliação para atender ao crescimento da demanda da construção naval no Brasil.

A Petrobras fez uma análise prévia nos estaleiros para avaliar a capacidade potencial de atendimento aos compromissos contratuais de construção dessas sondas, incluindo conteúdo local mínimo e os prazos exigidos. Foram verificados a capacitação técnica; construção do estaleiro e terreno, evidências de compromissos com fornecedores dos insumos e principais pacotes de equipamentos, licenciamento ambiental, gestão contratual e aspectos jurídicos e financeiros.

Essas nove unidades, [cujos contratos somam US$ 4,5 bilhões] serão entregues a partir de 2016, e destinadas principalmente à perfuração de poços no pré-sal da Bacia de Santos, incluídas as áreas da Cessão Onerosa. Essas sondas poderão operar em profundidades de água de até três mil metros, com capacidade de perfurar poços de até dez mil metros de comprimento.

Fonte: Portal Fator Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXEM AQUI SEU COMENTÁRIO.

Contatos

Vereador Aguinaldo de São Roque - PT
São Roque do Paraguaçu - Maragogipe - Bahia
CEP: 44.420-000
E-mail: aguinaldonb_pt@hotmail.com
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...