Páginas

Pesquisar neste blog

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

CPF, identidade, passaporte e carteiras de habilitação e de trabalho terão o mesmo número.

  O Senado aprovou nesta quarta-feira (16) o Projeto de Lei da Câmara (PLC) 46/03 que unifica vários documentos de identificação em um só. O projeto, que agora vai a sanção presidencial, determina a unificação do Cadastro de Pessoa Física (CPF), da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), e da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), do passaporte e de quaisquer outros documentos necessários ao cidadão para que todos passem a ter o mesmo número do Registro da Identidade Civil, à medida que forem sendo expedidos.
   De autoria do deputado Celso Russomano (PP-SP), o projeto também exige que a carteira de identidade contenha o tipo e o fator sanguíneo do titular e permite, a pedido do titular, que o documento contenha carimbo comprobatório de deficiência física, desde que esta seja atestada por autoridade de saúde competente.
  O relator do projeto na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), senador Almeida Lima (PMDB-SE), apresentou voto pela aprovação da matéria. No relatório, o senador afirma que a utilização do número da identidade nos demais documentos dificultará a ocorrência de fraudes e propiciará o aperfeiçoamento do sistema de identificação civil.
  Almeida Lima argumenta, ainda, que a informação sobre o tipo e o fator sanguíneo na carteira de identidade pode facilitar o atendimento médico emergencial. Já a declaração de deficiência física, segundo o senador, poderá criar facilidades ao titular do documento e evitar transtornos, especialmente na utilização do transporte público, "pois determinadas deficiências, como a auditiva ou a visual, podem não ser constatadas de maneira tão clara como outras mais evidentes".
Rita Nardelli /Agência Senado

Um comentário:

  1. PARABÉNS AGUINALDO PELA SUA INICIATIVA SEMPRE COERENTE COM A CIDADANÍA, PORÉM COMO ATUANTE VEREADOR QUE VOCE É, VE^SE DÁ UM JEITO NA CASA DA CIDADANÍA QUE LEVA ATÉ SEIS MESES SEM EXPEDIR AS IDENTIFICAÇÕES. FAZ UM APELO AO TITULAR DAQUELA ENTIDADE PARA AGILIZAR ESSE PROCESSO. AFINAL DE CONTAS NEM SÓ DE BOLSA FAMÍLIA VIVE A AÇÃO SOCIAL.

    ResponderExcluir

DEIXEM AQUI SEU COMENTÁRIO.

Contatos

Vereador Aguinaldo de São Roque - PT
São Roque do Paraguaçu - Maragogipe - Bahia
CEP: 44.420-000
E-mail: aguinaldonb_pt@hotmail.com
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...